O que retrata a obra o Primo Basilio?

O que retrata a obra o Primo Basílio?

O Primo Basílio é uma das obras mais emblemáticas do escritor realista português Eça de Queirós. Publicada em 1878, o romance é um retrato fiel da sociedade portuguesa da época com ênfase para a hipocrisia da classe burguesa.

Qual a tese defendida em O Primo Basílio?

Machado de Assis chegou a recolocar, de forma irônica, a tese defendida por Eça em sua obra: diz que a boa escolha de criados é uma condição de paz no adultério.

Como Juliana morre em O Primo Basílio?

Estes excessos, que obedecem à pura satisfação do ódio e se sucedem in crescendo, ditam a sua sentença: perante as ameaças de Sebastião, um velho amigo de Jorge a quem Luísa recorre no limite da humilhação, Juliana morre subitamente de um aneurisma.

Qual o contexto histórico do livro O Primo Basílio?

O contexto se define pela Lisboa da segunda metade do século XIX. Lisboa conceitua-se como o cenário da crítica de Eça de Queiros, é o espaço da sociedade lisboeta por onde transitam as personagens e onde elas expõem suas condições sócio-econômicas e históricas.

Qual é a principal crítica feita ao romantismo pela Obra O Primo Basílio?

As críticas machadianas a O primo Basílio incitam a discussão sobre literatura e moral, pois as censuras que ele faz acerca da narrativa portuguesa destacam principalmente o erotismo presente no romance.

Como o narrador do romance O Primo Basílio descreve a personagem Luísa?

Luísa, a burguesinha bonita, loira e desmiolada, não faz nada na vida a não ser ler romances românticos, evidentemente, sendo facilmente seduzida pelo primo Basílio, tão logo o marido Jorge afasta-se de casa em viagem de trabalho.

Qual o foco narrativo do livro O Primo Basílio?

O foco narrativo aparece em terceira pessoa, e revela um narrador onisciente. Percebemos sua postura irônica, crítica, reforçando defeitos e vícios de certos personagens, o que não permite que seja imparcial. O tempo é cronológico, com uma sequência praticamente linear.

Quais são as características do livro O Primo Basílio?

Publicado em 1878, O Primo Basílio é um dos mais famosos “romances de tese” de Eça de Queirós. Narrado em 3ª pessoa, apresenta um narrador onisciente que não consegue distanciar-se por completo de suas personagens, o que se caracteriza pela sua onisciência pelo emprego do discurso livre indireto.

Qual o tipo de narrador do livro O Primo Basílio?

narrador onisciente de terceira pessoa

A ação central do romance apresenta o triângulo amoroso Jorge-Luísa-Basílio. Ela é acompanhada pelos olhos observadores e perspicazes de um narrador onisciente de terceira pessoa e chega ao leitor “moldada” por sua perspectiva crítica e analítica.

Como se pode caracterizar o comportamento de Basílio?

Como se pode caracterizar o comportamento de Basílio, visto por dois ângulos, o do narrador e o da personagem feminina? Do ponto de vista do narrador, o que ficamos sabendo é que o interesse de Basílio era temporário, e durava o tempo exato de sua curiosidade sexual. Existe aí a pintura de um caráter.

Related Post